top of page
graffiti-wall-art-background-vector-1327113_edited.jpg

ARTE NOS MUROS

“O grafite reflete a realidade das ruas e, como manifestação cultural, está ligada diretamente a vários movimentos, fazendo dela uma arte universal”

WhatsApp Image 2022-10-22 at 23.15.46.jpeg

O grafiteiro Chuck Mendes homenageou homens negros assassinados.

Um policial negro Jefferson Ferreira foi vítima de uma emboscada na frente de casa. O crime aconteceu próximo a casa do artista plástico Chuck Mendes, amigo da família. 

Em resposta ao caso, Chuck lançou um mural em forma de grafite para prestar uma homenagem.

A criação pode ser vista no quarteirão da estação de trem do Itaim Paulista.

Além do policial retratado, o grafiteiro também fez João Alberto Freitas, homem negro assassinado por seguranças de uma unidade da rede Carrefour, em Porto Alegre (RS), caso que teve grande repercussão com protestos em todo o país contra o racismo estrutural e o assassinato de negros e negras.

Projeto Galeria ao ar livre

"Abrimos as portas para a juventude, que não tem espaço para se manifestar em outros locais. Nada melhor do que deixar o jovem artista mostrar sua arte no espaço público. Estamos cedendo os muros da subprefeitura, democraticamente, para a expressão cultural dos grafiteiros", disse o subprefeito do Itaim Paulista, que acompanhou as pinturas.

WhatsApp Image 2022-10-22 at 23.15.47.jpeg
WhatsApp Image 2022-10-22 at 23.15.46 (1).jpeg

Moradores antigos do Itaim Paulista foram retratados em muro de escola estadual

O projeto “Memorial Histórico da Comunidade” quis prestigiar os moradores mais antigos já falecidos, mas que deixaram um legado na região.

Quem passa pelo quarteirão da escola estadual Professor José Bonifácio Andrada e Silva Jardim se depara com um novo mural. Os 250 metros de paredes brancas desgastadas pelo tempo e pichadas deram espaço para o grafite: ao menos 26 rostos de moradores foram desenhados.

Aqui tem tradição.png
bottom of page